quinta-feira, 30 de junho de 2011

ALMA PRESA

Partilhar
      Não é fácil falar sobre o estado d'alma. Primeiro há que se definir o que é alma. Segundo (AURÉLIO,2001) existem 11 significados possíveis " 1- princípio da vida; 2- princípio espiritual do homem; 3- conjunto das faculdades psíquicas, intelectuais, morais de um indivíduo; espírito (1); 4-  sede dos afetos, sentimentos e paixões; 5-pop. espírito desencarnado; 6- coragem, ânimo; 7- veemência de sentimento, entusiasmo; 8- pessoa, indivíduo; 9- condição primacial; essência; 10- interior do cilindro duma arma de fogo, que vai da culatra à boca do cano; 11- pedaço entre a sola e a palmilha do sapato ou bota". Dentre todos esses, exercendo o poder de escolha...ficaremos com o de nº 4 - sede dos afetos, sentimentos e paixões.
    Tudo na nossa construção existencial é desabrochar,  que segundo (AURÉLIO,2001) é: " v. int. e p. principiar a abrir; abrir-se (a flor); desabotoar (se) { conj: 1 [ desabroch] ar}". Se prestarmos atenção desabrochamos para o mundo até certa idade, mas alma sempre o faz. A cada circunstância da vida "re-nascemos", "re-esperamos", "re-vivemos". Temos sempre força para acreditar...é nossa alma desabrochando "Ad eternum". Mas será que é assim para todos?
      Existem pessoas que conjugam o verbo embotar , que segundo (AURÉLIO,2001) é: "v.t.d. e p. 1- tirar a fio, a ponta, (o gume) ou perdê-los 2- enfraquecer (se) 3- insensibilizar (se) {conj 1 [embot] ar}" todas as dores enfraquecem, todas as agruras enfraquecem e o indivíduo se tranforma num zumbi, que segundo (AURÉLIO,2001) é: " s.m. bras. folcl. fantasma que vaga pela noite, segundo lenda afro-brasileira" para quem  não adianta rir, não adianta contar piada nem falar de alegrias...o embotar vulgo enfraquecer se apodera de tal forma que contagia.
      Mas consideremos que há casos e casos. Há casos de prazer no embotar e caso de embotamento por equívoco da vida em fornecer ao pobre vivente uma cruz que o dito cujo nâo consegue carregar. e aí?...aí , a alma: sede de afetos, sentimentos e paixões fica presa. Presa em si mesma como cachorro correndo atrás do rabo, girando em círculos sem sair do lugar. Não sente prazer nisso, mas também não avança por puro problema administrativo/afetivo/evolutivo. O que fazer nesses casos? Nada. Rezar e esperar que o indivíduo melhore.
      Mas quando acontece conosco, parar de girar em torno de si mesmo e seguir em frente é uma boa sugestão. Observar a sí próprio, perscrutar seus reais desejos e expectativas diante da vida, mesmo que o que encontremos não nos agrade, não corresponda ao que achamos de nós ou ao que vendemos como imagem para os outros. Já é um começo de mudança e melhora, de avanço. Porque deixar passar oportunidades de adquirir experiência positiva de vida, de exercício das potencialidades da alma é uma covardia e tanto, para com  missão que viemos cumprir....é, aquela que nem nós sabemos qual é. Quando nos dermos conta que a vida, na modalidade de existência que conhecemos, é rara e única, já não estaremos mais nela, portanto não terá mais graça.
      Solte sua alma, olhe nos olhos, sorria, ame, toque, fale coisas boas, fale coisas amenas, ligue-se na energia que a  natureza traz de bom e viva! Porque alma presa só é boa, no sentido 10º e 11º da definição de alma segundo AURÉLIO,2001. De resto, "Solte essa franga" segundo (VOCEMESMO,2011).  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário