domingo, 3 de janeiro de 2016

SABEDORIA

Partilhar
Diz-se da sabedoria que é uma junção de conhecimentos, experiências, astúcias, inteligências, percepções, autocontrole, presença de espírito, intuição e tantos outros aspectos que conduzem o comportamento humano. Podando nossos vícios, exaltando nossas virtudes e influenciando nossa atuação na vida.
A palavra, o conceito sabedoria, possivelmente, não tenha uma definição única. E, provavelmente varie de cultura para cultura. Pois cada uma tem seu cheiro, sua cor, suas nuances  e aspectos que considerem mais importantes que outros. Mas, talvez, a atuação lúcida e atenta no cotidiano  e na administração da vida seja uma das premissas em comum. E, sem dúvida difíceis de praticar. Pois, conseguir frear emoções eventuais e imprevistas, aquelas que nos assaltam de surpresa,  que nos contaminem o juízo de valor necessários a uma ação justa ou que cause menos danos, não é tão comum. Manter o olhar e a mente limpa não é para qualquer um.
Saber ouvir, saber ver, saber sentir, saber falar, saber.... Ser um filtro pronto para aprender, absorver o que nos serve em todos as experiências que vivemos, conectar os nós que, de fato, sejam importantes para a tessitura da rede que vai nos compor, e que seja coerente com o lugar que estamos, com as relações que temos, os objetivos e sonhos que nos povoam é uma seleção difícil, que requer clareza, silêncio e feeling.
Sabedoria é uma palavra imbuída de aura, de mistério. E essa distância faz pensarmos ser inalcançável. Só o será à medida em que acreditarmos nisso,  e deixarmos de prestar atenção e dar utilidade a tudo o que nos acontece, que nos forjará esta vestimenta a partir de uma certa medida de experiência e responsabilidades no exercício de nossas vidas.
Que nessa mais nova empreitada desse caminho que já empreendemos, adquirir sabedoria seja a coluna de fogo que nos guie à noite e a de nuvens boas que nos oriente de dia.

Feliz 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário