domingo, 19 de maio de 2013

BATATA DA PERNA

Partilhar
Panturrilha é o nome técnico/científico dado a uma parte do corpo que quase ninguem nota que existe. Até porque, ela fica na parte de trás do final da perna, pra quê prestar atenção em alguma coisa tão longe, não é não?! Afinal de contas o que elegemos como sendo a gente é o rosto, os olhos, os cabelos, o sorriso. Para os mais atenciosos o coração, o pulmão e o sexo (não necessariamente nesta ordem) também fazem parte do pacote.
Mas a ignorância nem sempre é uma benção. Você sabia que a panturrilha é responsável pelo retorno do sangue venoso aos pulmões para que o gás cabônico seja expelido? Que o movimento contra a força da gravidade é mais forçoso do que o movimento a favor da força gravitacional? Esse impulsionado pelo coração, a quem damos uma importância vultosa, não só na fisiologia mas também em relação às coisas da alma, numa valorização subjetiva pra além de sua função fisiológica. A panturrilha tem que ter força para bombear todo o sangue de volta, senão não poderíamos existir da forma que conhecemos. É.... papagaio come milho e quem leva a fama é o periquito. 
Essa importância, desconhecida pela maioria, nos remete a tantas outras coisas importantes de nossas vidas que  sequer sabemos que o são, a tantas outras coisas  que são o sustentáculo de nossa existência, o arcabouço de nosso ser e que sequer notamos, sequer sabemos que existem.
Às vezes, aquele princípio filosófico/existencial, aquela vertente de caráter, aquela nuance de nossa personalidade, aquela que sequer damos atenção e pensamos, inclusive, que é o nosso defeito, é o que nos faz, o que nos mantém, são as colunas de sustentação de toda uma estrutura como pessoa, como ser espiritual, social e tal.
Sabe aquela lealdade a nós mesmos, que se mantida, mesmo que percamos alguma coisa, nos deixa felizes, orgulhosos. Pois é, às vezes, esses pequenos detalhes de atenção às atitudes, de exercícios de viver são a  batata da perna da nossa alma. É ela quem bombeia de volta e com uma força descomunal, a paz de espírito, a assertividade e a sensação de se estar no caminho certo,  fazendo a coisa certa.
A nossa batata da perna da alma é a grande responsável pela lua-de-mel conosco mesmo. Descubra-mo-na, cuidemos dela, prestemos atenção nela, pois a gente nunca sabe o que pode ser ou não, retirado desse arcabouço etéreo que somos, qual deles faria com o que resto desmoronasse, interrompesse a circulação da seiva vital para a nossa jornada.
Preze a sua batata da perna, ela é mais importante do que você pensa, do que você sabe ou do que cogita que possa ser. Isso é pra percebermos que existem coisas aparentemente inúteis, fracas e inócuas que são de suma importancia, e para aprendermos a dar valor a cada parte de nosso corpo e de nossa personalidade.
Façamos justiça à esquecida e  indispensável batata da perna, sem ela, esse pedaço de músculo insignificante e longínquo, nós não existiríamos. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário