domingo, 22 de janeiro de 2012

ODE À VIDA E À SAÚDE

Partilhar
O calendário carioca de corridas de rua 2012 está oficialmente aberto. No último dia 20, dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a corrida de rua mais tradicional da cidade. Uma festa, muita alegria, descontração e congraçamento. Afinal, quem está ali o faz por puro prazer.
Quem, em sua normalidade, acorda as 5:00 hs da manhã, faça chuva ou faça sol, seja feriado,  final de semana ou dia santo para treinar? E quando não tem tempo o faz à noite depois do dia de trabalho e de compromissos cumpridos? Quem, gozando da plenitude de suas faculdades mentais, se expõe a correr na chuva, na praia em dia nublado com vento, ouvindo toda a sorte de piadas? Quem, obedecendo uma planilha de treinamento, corre longe de casa porque o relevo da corrida alvo assim o pede? Quem não se esquiva de ir àquele churrasco gorduroso e tomar aquele aperitivo, porque está às vésperas de uma corrida? Quem deixa de ir às festas de amigos porque precisa dormir cedo e obedecer às ordens do fisiologista? O CORREDOR.
O corredor é aquele ser quase extraterrestre, disciplinado, que prefere o prazer das endorfinas, o saber que está cuidando da saúde com hábitos saudáveis e construindo uma velhice de qualidade. O corredor é aquele indivíduo que vê na corrrida seu divã, é ali que ele coloca sua agenda em dia, filosofa sobre as questões do seu cotidiano, viaja em seus pensamentos, faz sua higiene mental e proporciona ao coração e ao pulmão carinho e umas doses homeopáticas de diversão.
Na corrida se medita, se pensa na vida, se faz planos para o futuro, se clareia as idéias, se monta estratégias para focar objetivos, se divaga sobre a existência, se faz prece, se ora, se entra em contato com o divino, o cosmos, seja lá que nome tenha....
A corrida é um momento único na vida do corredor, seja onde for. Não existe corrida igual a outra, não tem treino igual ao outro, mesmo que se corra no mesmo lugar por inúmeras vezes, pois o dia é outro, a energia é outra, as pessoas são outras.
Quem descobre e corrida e gosta dela, descobre vida, descobre uma forma de exercício de disciplina que é levada para outras áreas. Quem descobre a corrida, descobre o prazer de se alimentar corretamente, o prazer de preparar seu alimento, descobre a informação sobre o funcionamento do organismo, descobre como fazê-lo confiar em nós, descobre o controle da mente, como agir com o seu corpo, como lê-lo, discerní-lo, entendê-lo, descobre como conversar com ele e assim fazer dessa sociedade (corpo e alma) uma relação sem conflitos.
A atividade física é a pólvora do 3° milênio, é o segredo para viver melhor, não importa o quanto, contanto que seja com qualidade. A atividade física desperta o amor por nós mesmos, nascemos para o movimento. O segredo da vida é movimentar o corpo, manter ligada a mente, exercitar a alma fazendo o bem e manter o coração aquecido, o resto vem. Salve São Sebastião!








Nenhum comentário:

Postar um comentário