domingo, 12 de fevereiro de 2012

RESPEITO

Partilhar
Respeito é uma honraria que diz mais sobre quem a dispensa do que sobre quem a recebe.
Respeito é a forma de olhar e de  tratar o outro de acordo com os  nossos   princípios, de acordo com a forma com a qual aprendemos a valoração da vida, a mensuração de ações.
Respeito é um tratamento polido, uma forma de movimentar energias na qual não se diminui alguém, ao contrário, engrandece-se.
Respeito é a forma com a qual vemos a nós mesmos. A medida do homem (humanidade) se dá pela grandeza que dispensa ao outro. Dispensamos ao outro o que temos. Se temos amor, amamos; se temos apreço, apreciamos; se temos paixão, nos apaixonamos; se temos respeito, respeitamos.
O uso prazeiroso e consciente do respeito se dá quando conhecemos seu sabor, quando somos respeitados. É uma lição que não tem teoria, só prática.
Quando sentimos a admiração e o apreço dos nossos pelo que somos, simplesmente pelo que somos, temos a tentação desse exercício. Procurar no outro o que nos toque ao ponto de admirarmos e termos apreço pelo que vemos, só pra saber como é, e quando conseguimos... Que sensação boa! Saber que o outro tem algo que nos toca.
A partir daí, esse exercício vai sendo amadurecido, polido, lapidado e chegamos ao ponto de olhar o outro com respeito por ele ser , simplesmente, outro.  Com uma realidade diferente que pode ter o que nos ensinar, com uma história diferente que pode enriquecer a nossa, com um olhar diferente que pode complementar o nosso. Com uma existência igual mas, diferente.
E esse mistério, esse outro infinito, do mesmo tamanho que nós, do mesmo material que nós, se torna um mundo de possibilidades, que respeitamos, que admiramos, que gostamos e que não alcançamos mas, que está à nossa mão. Este universo indevassável, só pelo que é, merece o nosso respeito.
Quando sabemos usar isso, também fomentamos a corrente do respeito. Também impomos que nos respeitem, que nos admirem e nos blindamos contra muitas mazelas...Porque quem não respeita o outro, não respeita a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário