sábado, 2 de junho de 2012

OS NÃOS

Partilhar
O NÃO é um monossílabo controverso. Não é bem vindo mas é necessário. Com o NÃO vem o limite que nos dá condição de convivência social. Com o NÃO vem a informação daquilo que nos inviabiliza para algumas atividades. Com o NÃO também vem a motivação que precisamos para saber o que tem por trás daquela cortina. Como saber quais são os NÃOS ? de que tipo são ? quais obedecer ou não ?
O NÃO é uma palavrinha mágica que orienta caminhos e salva vidas. Não há nada mais dicotômico que o NÃO. Vários NÃOS ouvidos no mesmo dia nos causa irritação, raiva, revolta, porque nos enjaula e nos diminui diante daquilo que queremos, mas um NÃO dito na hora certa norteia nossas ações e faz-nos parar para pensar em outras possibilidades. Um NÃO selando uma decisão nos abre portas, outros caminhos e redireciona a vida. Existem os NÃOS inquestionáveis, definitivos e alardeadores do nosso limite real: Pular do 23º andar? NÃO! Experimentar crack? NÃO! Quebrar a janela do avião? NÃO!
O NÃO é uma palavrinha/palavrão para se refletir acerca de, é um poliedro. O NÃO contém mistérios e sendo tão simples é poderoso e multiverso.
Se todos ouvissem e repeitassem os NÃOS teríamos menos corrupção, teríamos mais ética, teríamos menos problemas sociais, teríamos menos pais e mães chorando, teríamos limites, saberíamos respeitar o outro como legítimo outro, porque o limite do que podemos fazer e até onde podemos ir, termina quando começa o do outro e esse limite é dado por um NÃO.
Se existe uma palavra que não pode tirar férias é o NÃO. A hegemonia do sim seria o nosso verdadeiro caos e para se usufruir de todo o poder do NÃO ele deve ser usado a partir do berço. É o cerceador de nossos limites. Apresente o NÃO a quem você ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário