domingo, 8 de julho de 2012

LIBERDADE

Partilhar
A palavra liberdade remete ao horizonte, a não ter fronteiras, ao exercício do poder de decisão, a não precisar obedecer, não precisar dar satisfações, a pleno movimento sem restrições.
Sempre que pensamos em liberdade, a primeira premissa é: " fazer o que se quer" A palavra liberdade vem vestida de fantasias e ilusões.
Liberdade é um patrimônio, há que ser construído. Ter liberdade exige pré-requisitos,  não é para qualquer um, hão de ser conquistados.  Usar a liberdade exige condições, não é sem critério, há que se desenvolver capacidade para reconhê-las.
Liberdade não surge do nada, não é o horizonte à disposição. É caminho de possibilidades, é PODER. Ter liberdade é poder exercer a vontade, ter consciência dos preços e ter condições de pagá-los, ter estrutura para aguentar as consequências do que se decide.
 Ser livre é ter construído um arcabouço de maturidade e responsabilidade para usar um PODER. Ter liberdade é ter uma bagagem de possibilidades reais e a perspicácia para saber qual possibilidade usar e em qual momento fazê-lo.
Os pré-requisitos básicos para possuir esse patrimônio valiosíssimo não são simples: ponderação, paciência, perspicácia, estrategismo. Ter conhecimento de causa, da vida, para saber pensar, refletir, esperar e analisar circunstâncias e situações díspares, contextualizar e pesar prós e contras.
O exercício de liberdade exige que saibamos o que queremos, para onde vamos e quais os preços que pagaremos pela decisão que tomaremos e que saibamos ter condições para arcar com as consequências de nossas escolhas, porque elas vêm. A capacidade de avaliação interna e externa são de suma importância. A  condição de pagar preços pelas escolhas faz dos usuários da liberdade alguém competente ou incompetente para seu uso.
Liberdade não é falta de limites, mas o uso inteligente, prazeiroso e construtivo desses limites. Liberdade não é viver sem rédeas, mas saber controlá-las, controlar-se. Liberdade não é lutar contra o mundo, mas usá-lo a seu favor. Liberdade é o maior patrimônio que um espirito encarnado pode ter, é o exercício da sua sapiência, da sua evolução em prol do seu crescimento.
"Fazer o que quer" como definição de liberdade é para tolos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário