quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A EXPURGAÇÃO DE DOR SEGUNDO ATHANASIOS KARANIKOLAS

Partilhar

Sonar ( Echolot). Drama; Elenco: Martin Aselman, Bettina Burchard, Tomas Halle; Diretor: Athanasios Karanikolas. Alemanha, 2013.

Um dos filmes da mostra foco Alemanha é uma narrativa entrecortada, sem a menor pretensão de linearidade e se detém num final de semana de um grupo de jovens que decide ir para uma casa reservada para prestar uma homenagem a um amigo que suicidou-se e assim fazer uma catarse, expurgar as dores, as saudades e desopilar a alma.
Ali, cada um entra em contato consigo mesmo, tudo regado à sexo, drogas e rock in roll e muita poesia e arte. O poeta escreve sobre a sua dor e lê seu poema para os amigos; o baterista se esmera para fazer o seu melhor em meio a livros, que indicam o nicho ao qual pertencem, universitários. Um toca um cachimbo como se fosse uma flauta dissonante da maneira mais impetuosa que suas emoções permitem,a energia reinate faz lembrar Woodstock - 3 dias de paz, amor e música(Michael Wadleigh, 1970).
As tomadas são, em sua maioria, na altura das ancas, do tórax, quando mais acima, mostrama boca e o nariz; o que fala mais alto naquele contexto é o instinto, a força, o grito. O poeta é filmado a partir dos olhos e de rosto inteiro e são poucas as tomadas assim, os closes são muito próximos . É um filme que não tem nenhum compromisso com a temporalidade ou identidade. Ali ninguém tem nome a não ser o morto - Franz, que juntamente com a dor são os personagens principais.
Ma quem brilha mesmo é diretor Athanasios Karanikolas aqui que conseguiu fazer um filme com uma narrativa entrecortada e que chafurda na lama do humano, usando de imagens para mapear subjetividades e nos mostra a nós mesmos em  nossos processos de nos encontrarmos, o lirismo paira no ar feito um poema de Álvares de Azevedo e nos apresenta, como ninguém, os ensaios da morte: o sono e o orgasmo.
Se você que matar saudades das festas do centro acadêmico, gosta de se divertir analisando os processos humanos, não tem dificuldade com falta de linearidade e gosta de uma divagação livre e caótica, essa é a sua praia. (foco Alemanha) #festivaldorio2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário