segunda-feira, 28 de março de 2011

GRÉCIA TROPICAL

Partilhar
      Inspirado no berço da civilização e nas atividades instituídas pela Academia de Platão, na Grécia antiga e nos jogos olímpicos da citada época, eis que surge em 2010, um circuito de corridas de rua chamado Athenas, que consiste em três etapas de evolução em dois níveis, o iniciante e o intermediário. Para os iniciantes, 1ª etapa: 5Km: 2ª etapa: 8Km; 3ª etapa: 10Km. Para os intermediários, 10Km/16Km/21Km, respectivamente, em datas que possibilitam um bom preparo, tudo muito bem pensado e articulado. 
      No último domingo aconteceu a 1ª etapa da edição 2011, no Monumento dos Pracinhas, no centro do Rio de Janeiro.Um evento para amadores, pessoas que têm vida secular comum. São professores, médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, artistas plásticos, donas-de-casa etc... todos celebrando a saúde, a vida, o movimento, a socialização através  da atividade física.
      Uma festa que reúne famílias inteiras, com direito a vovós, netinhos, cachorrinho da família, enquanto os pais correm, os amigos prestigiando e transformando os anônimos corredores em celebridades familiares, com direito a fotos, filmagens e muita descontração. Uma multidão de 3000 corredores, cujo contingente dobra com os que ali se encontram.
      Em nenhum momento se presencia brigas, em nenhum momento se presencia consumo de substâncias tóxicas ou ilícitas, em nenhum momento se ouve impropérios. Não há presença de forças policiais, somente a guarda-municipal orientando o trânsito.Uma multidão em paz e harmonia, bem característico do atletismo.Uma multidão unida pelo amor à saúde, preocupada com longevidade e qualidade de vida.
      Tem-se corredores de 18 aos 90 anos, sim, senhores idosíssimos que já haviam descoberto esse segredo de saúde há várias décadas,os verdadeiros pioneiros deste estouro da boiada dos últimos 5 anos. Este "boom" de corridas tem sido responsável pela edição de revistas especializadas em atividade física, nutrição, fisiologia etc..., salvaguardadas os argumentos comerciais e capitalistas, que não é o foco de nossa questão.
      É a Academia de Platão recriada às avessas.O conhecimento, mesmo que específico, associado ao bem-estar. É a Grécia contemporânea dos trópicos.
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário